Pesquisar

novidade!..."Certidão de nascimento terá emissão online"

Certidão de nascimento terá emissão online

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"  A partir desta quarta-feira (6), as certidões de nascimento emitidas nas maternidades brasileiras serão feitas por meio de um sistema eletrônico elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O serviço será gratuito e serve para dar maior segurança aos documentos.

De acordo com o CNJ, a maternidade que desejar oferecer o serviço deve procurar um cartório de registro civil para estabelecer a parceria e fazer a inclusão do nome no sistema.


Dessa forma, serão montadas unidades em cada um dos locais que ficarão em comunicação via internet. Após o parto, os funcionários cadastrados passarão as informações imediatamente aos cartórios e, em seguida, estes encaminharão ao hospital a certidão com certificação digital.

O sistema interligado permite que a maternidade solicite a emissão da certidão em qualquer região do país, desde que o município do cartório seja o domicílio dos pais da criança.


Dessa forma, mesmo se a mãe tiver o filho em uma maternidade distante do local onde mora, poderá registrar o filho no cartório de sua cidade antes mesmo de sair do hospital. Nas regiões onde não há maternidades, os funcionários cadastrados também poderão solicitar o documento para o cartório mais próximo.

Segundo o conselho, a emissão da certidão nas maternidades é facultativa, mas para quem adotar o novo procedimento o prazo para adaptação é de um ano. As unidades em que o serviço já estava sendo oferecido não precisarão interromper as emissões, mas terão que se adaptar também no prazo estipulado pelo órgão.

Até o momento, 50 unidades já se cadastraram no sistema para prestar o serviço em 12 estados brasileiros.
________________
Referência: Info


fonte e créditos do presente post:
http://www.castrodigital.com.br/2010/10/



http://mensagensdiversificadas1.blogspot.com   Share/Bookmark

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Edilene, bom dia!!!
    Mais uma bela notícia, adorei!!!
    Tudo que for para facilitar a vida das pessoas é muito bem vindo, essa emissão das certidões de nascimento online é uma maravilha, vamos torcer para que todas façam o seu cadastro e passem a usar o sistema.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

comentado

IntenseDebate Comments - Blog Stats

IntenseDebate Comments - Last 5

Facebook Google+ Twitter RSS
http://mensagensdiversificadas1.blogspot.com, é um espaço onde tudo acontece, MD 1 - mensagens diversificadas1,blogspot, template, background, aulas, cosméticos, naturais, ecológicos, recados, orkut, mensagem, mensagens, diversificadas, virtual, lembrança, poesia, monografias,poemas,amor,vida,etc.